CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Março » 22 » Apple cria sistema que protege iPhone de quedas
4:49 PM
Apple cria sistema que protege iPhone de quedas


São Paulo - Um sistema para smartphone percebe que o aparelho está caindo e ameniza a queda protegendo o dispositivo. A ideia pode parecer utópica, mas foi registrada pela Apple recentemente.

A patente registrada pela Apple como "mecanismo de proteção para um dispositivo eletrônico” diz que pretende evitar danos em aparelhos como tablets, smartphones e laptops - e menciona especificamente o iPhone.

O sistema utiliza um sensor para detectar quando o dispositivo estiver caindo e qual sua distância relativa ao solo. O posicionamento e a velocidade da queda podem ser medidos com a ajuda do giroscópio ou acelerômetro, mas a patente menciona também equipamentos mais sofisticados como GPS e sensores de imagens.

Os dados de como e quando o impacto irá ocorrer são alimentados a um processador, que deverá tomar a decisão de qual o melhor jeito de atingir o solo para evitar prejuízos. O processo lembra o movimento de um gato, quando este está caindo de costas e sempre consegue se virar para suavizar a queda.

E é justamente nesse momento que o sistema faz sua "mágica felina”. Após receber os dados e definir em qual posição o aparelho deve cair, o sistema reorienta e modifica o posicionamento do dispositivo durante a queda para que ele caia da forma mais suave possível.

Para isto a patente cita algumas soluções durante a queda: o movimento de uma massa ponderada dentro do dispositivo; uma espécie de asa que daria sustentação aerodinâmica ao aparelho; ou um mecanismo de impulso com propulsão a gás.

A patente também explora a possibilidade de cabos serem ejetados quando movimentos bruscos forem detectados para prevenir que o dispositivo seja jogado no chão.

Os dados da patente ainda parecem limitados e não há uma previsão de que esteja em desenvolvimento avançado. Mas a possibilidade de ter um smartphone que nunca sofre danos em quedas é bastante promissora.

iphone-1

iphone-2

Fonte: http://www.info.abril.com.br
Imagens: http://www.appleinsider.com
Visualizações: 415 | Adicionado por : CGadgets | Tags: iPhone, apple, Quedas, sistema, Seguro | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar