CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2014 » Agosto » 16 » Cabos submarinos da Google estão sob risco de ataques de tubarão
11:46 PM
Cabos submarinos da Google estão sob risco de ataques de tubarão

A Google está cobrindo seus cabos de fibra ótica, que atravessam o Oceano Pacífico, com kevlar - e de acordo com um executivo da Google, estão fazendo isso parcialmente para protegê-los dos tubarões, já que os mesmos podem confundi-los com comida.

A pesquisa vem do evento Google Cloud Roadshow, que aconteceu semana passada em Boston, onde o gerente de produto da Google, Dan Belcher, falou sobre as táticas de cabo à prova de tubarões na abertura da palestra. Os tubarões são devidamente atraídos por campos magnéticos ao redor dos cabos, o que leva as criaturas a interpretá-los como sinal de peixe em apuros.

Mas algumas outras distribuidoras citaram os tubarões valentões das alegações, dizendo que os acontecimentos nos quais as criaturas morderam o cabo estão desatualizados e que a estrutura do cabo foi melhorada e os materiais de construção já resolveram o problema há muito tempo.

Um porta-voz da Google não quis confirmar o que Belcher disse em detalhes sobre os tubarões, mas contou à Mashable que a informação sobre a proteção contra tubarões ainda estava correta no ponto de vista da Google.

A empresa postou o seguinte tweet ontem (Quinta-Feira, 14/08/2014) referindo-se às alegações:

O tweet acima diz: "Tubarões. Sim, nós os *VIMOS* chegando: goo.gl/IppHyy Próximo passo, proteger a Internet contra ataques de tubarão. #SharkWeek"

Aproximadamente 70% de todo o estrago aos cabos é causado por "agressão externa," disse o Comitê de Proteção de Cabo (ICPC) em seu site. Esse termo refere-se a objetos como barcos ou redes de pesca que poderiam arrebentar os cabos.

Por esse motivo, a rede de cabos é protegida por uma cobertura em polietileno e em alguns casos é colocado metal extra para reforçar. Alguns cabos são até colocados sob o chão do oceano por segurança extra.

O ICPC diz que a maioria das notícias de estrago de cabos feito por tubarões veio durante o fim dos anos 80 nos mares das Ilhas Canárias, quando vários tubarões perfuraram um cabo usando seus dentes. Porém, a organização disse que teorias de que os ataques foram causados pela atração aos campos eletromagnéticos produzidos pelos cabos não foram comprovados como verdadeiros por novos testes.

Veja abaixo o vídeo de um tubarão mastigando um cabo:

A Google está colocando um cabo submarino mais forte - conhecido como "FASTER", em Português, "MAIS RÁPIDO" - que funcionará entre a Costa Oeste dos Estados Unidos e em algumas regiões do Japão para fornecer um serviço de Internet melhor para a Ásia.

Via: Mashable

Visualizações: 3748 | Adicionado por : CGadgets | Tags: Shark Attack, Google, tubarão, Google underwater cables, cabos submarinos Google | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar