CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2014 » Fevereiro » 28 » Intel lança processadores móveis Atom com 64-bit no MWC 2014
2:17 PM
Intel lança processadores móveis Atom com 64-bit no MWC 2014
Até 2020, cerca de 50 bilhões de dispositivos conectados estarão no mercado, segundo o número apresentado na conferência da Intel no MWC 2014 nesta segunda-feira (24). E a empresa quer ser a base de boa parte deles. Da fabricação ao uso de conceitos tecnológicos em áreas do dia a dia. Para isso, ela mostrou no evento algumas novas soluções para celulares, tablets e servidores.

Intel anunciou novos processadores móveis (Foto: Reprodução/Intel)

A começar pelos smartphones e tablets, que são os produtos mais populares atualmente. A Intel anunciou duas novas plataformas móveis com estrutura 64-bit e suporte tanto para Windows Phone quanto para Android (Google). Ambas otimizadas para a próxima geração, com um sistema de gráficos top, melhor gerenciamento de energia, sensores avançados e conexão 4G.
São elas a Merrifield Dual-Core 64-Bit e a Moorefield Quad-Core 64-Bit, com lançamentos previstos para o primeiro e o segundo semestres deste ano, respectivamente. Ambas vão ter ainda suporte novos chips de Internet 4G – um de categoria 4, para downloads de até 150 Mbps, e outro de categoria 6, com downloads de até 300 Mbps.

Protótipo de smartphone usa novo chip dual-core da Intel (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Os dois novos processadores são da família Atom e servem para tentar levar a Intel para o topo do mercado móvel, que é da ARM. O Merrified rodará em até 2,13 GHz e é baseado na arquitetura de 22 nanômetros da Intel. Segundo a fabricante, o chip ganhou velocidade e garante mais autonomia de bateria. O Moorefield mantém a estrutura, porém adiciona dois núcleos a mais, levando sua performance para até 2,3 GHz.
Algumas fabricantes famosas, como Asus, Dell, Lenovo, Samsung, já foram confirmadas pela Intel como parceiras destas novas plataformas, e deverão lançar aparelhos com elas até o fim deste ano. No palco, foram demonstrados um tablet com Android da Dell e outro com Windows, da Lenovo.

Protótipo de smartphone usa novo chip dual-core da Intel (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Ao que tudo indica, ainda em 2014, a Dell poderá lançar uma linha de tablets com Android e Windows, a Lenovo produzirá um smartphone e a Foxconn, nova parceira da Intel, fará projetos para as fabricantes. Todos com as arquiteturas Mierrifield ou Moorefield, iniciando uma nova geração de produtos Intel no mercado mobile em 2014.
Virtualização e segurança
Depois destes anúncios, extremamente rápidos, a conferência ganhou um ritmo ainda mais acelerado, e passou a ficar até um pouco confusa. Muita coisa foi dita, porém os detalhes foram poucos, e a sessão de perguntas e respostas foi limitadíssima. Parece que marcá-la junto com Nokia e Sony, praticamente, não foi uma boa aposta.

Novo processador Atom Z3480 dual-core da Intel deverá chegar em dispositivos móveis ainda no primeiro semestre de 2014 (Foto: Divulgação/Intel)

De qualquer forma, a empresa anunciou o seu projeto de virtualização de dados, uma tendência bem comum atualmente. Esta tecnologia de armazenar os arquivos reduz custos e leva tudo para a rede. Muitas empresas, como a Dell, já oferecem soluções deste tipo para empresas, e a Intel também o fará para as parceiras.
Não foram dados grandes detalhes sobre a solução, e logo em seguida foi confirmada a parceria com a McAfee, já anunciada na CES 2014, para o lançamento de um aplicativo, gratuito, de segurança para dispositivos móveis. Foi revelado apenas que ele poderá ser baixado no Google Play, mas sem data ou quaisquer especificações.

Visualizações: 307 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar