CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2014 » Janeiro » 18 » Lux é uma câmera open source baseada no Arduino
10:19 PM
Lux é uma câmera open source baseada no Arduino
lux

Câmeras analógicas são um dos projetos de "faça-você-mesmo” mais simples e gratificantes que existem. Afinal, quem nunca fez uma câmera pinhole com uma caixa de papelão nos tempos de escola? Mas basta tentar se aproximar um pouco das câmeras mecânicas para que o grau de dificuldade aumente rapidamente. Já quando entramos no reino da eletrônica, usar partes de outras câmeras é, em geral, a abordagem mais realista. Apesar dessas dificuldades, o fotógrafo Kevin Kandooka não se conformou com tal perspectiva e criou a Lux, um projeto de câmera completamente open source. Você pode encontrar o esquema inteiro de construção e o código das partes eletrônicas neste site.

lux 3

A Lux é uma box camera que lembra a antiga Kapsa da D. F. Vasconcelos. Ou seja, trata-se de uma câmera de filme analógico ligeiramente mais complexa que uma pinhole: em vez de uma simples abertura em uma caixa escura, ela também possui pelo menos uma lente e um obturador. No caso, o diferencial é que esse obturador é acionado eletronicamente através de um Arduino. Aliás, "diferencial” é um eufemismo. Creio que esta é a primeira câmera faça-você-mesmo a usar um obturador eletromecânico.

Naturalmente , o hardware tem muitas limitações. O obturador, por exemplo, é incapaz de se mover mais rápido do que 1/125 segundo. Já a parte óptica é composta por apenas um espelho e duas lentes (uma para a objetiva e outra para o visor). Com a exceção do obturador, das lentes, do Arduino e de alguns outros eletrônicos, todas as partes da câmera foram impressas com uma impressora 3D.  A lista de componentes utilizados, assim como o código que comanda o Arduino e os modelos 3D de cada peça estão disponíveis no site do criador. Lá também encontramos esquemas de montagem e o desenho geral do circuito utilizado.

Por fim, Kevin Kandoola também postou algumas imagens gravadas com o protótipo da câmera. Essas fotos certamente não competem com as câmeras digitais modernas, mas a excelente composição e o efeito nostálgico do filme têm um charme difícil de reproduzir. Recomendo a visita.

lux 4

Visualizações: 380 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar