CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Setembro » 5 » Qualcomm lança seu próprio relógio inteligente
2:44 PM
Qualcomm lança seu próprio relógio inteligente
PaulJacobs-Qualcomm-Toq

A líder de processadores para smartphones e tablets resolveu utilizar o potencial de sua marca e as tecnologias que desenvolve para criar um relógio inteligente chamado Toq.

O relógio foi apresentado ontem na conferência dedicada aos desenvolvedores, a Uplink 2013, em San Diego. A grande novidade é que o Toq usa uma tecnologia de display desenvolvida pela Qualcomm chamada Mirasol. Grosso modo, a tecnologia opera micro mecanismos que se movimentam para criar uma micro bolha de ar. Quando a luz entra nesta cavidade (cavidade óptica ressonante), ela sofre uma alteração no seu comprimento de onda (modulação interferométrica), mudando portando a cor na medida que é refletida para fora.

MEMs Mirasol

Curioso é que cada mecanismo deste quando está no estado fechado, ele não reflete a luz (preto). Portanto, cada pedacinho da tela é bicromático. Além disto, a empresa faz um arranjo RGB em cada pixel. Vale dizer que a tela suporta gestos, como o Samsung Galaxy Gear, lançado no mesmo dia.

Mas porque isso é importante para um relógio? São dois motivos. O primeiro é que a tecnologia gasta pouquíssima energia. O segundo é que ela utiliza a luz solar, portanto pode ser vista com boa definição, mesmo em condições fortes de iluminação (sol do meio dia).

O smartwatch da empresa usa um sistema operacional próprio e é compatível com Android a partir da versão 4.0.3. Ele funciona como uma extensão do celular. Ao invés de usar um processador Snapdragon, ele usa um Cortex M3 de 200 MHz.

Qualcomm-Toq

Haverá duas versões do Toq. Uma básica e outra Premium que incluirá um fone sem fio (muito parecido com um aparelho auditivo). Vale dizer que a conexão será feita via Bluetooth (com perfil LE). Estima-se que o aparelho custe 300 dólares. Não há ainda informação sobre a disponibilidade no Brasil e aqui já existe um produto com este nome, a excelente mesa educativa Positivo TOQ.

Visualizações: 389 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar