CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Setembro » 16 » Sensor de visão computacional rastreia objetos coloridos
12:10 PM
Sensor de visão computacional rastreia objetos coloridos
pixy

Pixy é um sensor de visão que rastreia objetos coloridos. A configuração inicia através de um treinamento. Você aperta um botão e ele reconhece a cor e a dimensão do objeto. A partir daí, o sensor passa a rastrear a localização e fornecer através de uma interface padrão a localização exata do objeto.

A iniciativa de desenvolver este circuito inovador foi tomada pelo laboratório Charmed Labs, na universidade norte americana Carnegie Mellon. A motivação foi resolver um dos problemas da visão computacional, que é lidar com muita informação e algoritmos que requerem grande esforço de processamento. O pequeno hardware limita o escopo dos sensores (câmera e  e faz dele um excelente acessório para circuitos baratos como o Arduino.

PixyTrain

O Pixy é bem rápido. Ele processa imagens de 640 por 480 pixels em 20 milisegundos (50 frames por segundo). Ele também é capaz de detectar 7 cores diferentes e mais que isso se você combinar cores. No caso das combinações ele ainda informa o ângulo. Com isso você pode por exemplo criar um robô que detecta onde está a tomada.

PixyMon

Através de um software, batizado de PixyMon, você consegue enxergar o que o sensor está visualizando, incluindo as coordenadas dos objetos. O projeto está nas últimas horas no site de financiamento coletivo Kickstarter. O valor mínimo para conseguir um é 59 dólares (incluindo um cabo para ligar no Arduino).

Visualizações: 488 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar