CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Março » 3 » Universidade de Oxford está trabalhando em carro controlado via iPad.
5:05 PM
Universidade de Oxford está trabalhando em carro controlado via iPad.

Parece ficção científica, mas a Universidade de Oxford está apostando fortemente no projeto em que transformou um Nissan Leaf (carro elétrico) em um carro robótico controlado via iPad.

O projeto chamado "auto drive” permite o veículo trafegar por caminhos curtos, o que poderia significar menor estrés na hora de buscar seu filho no colégio, ou até, permitir que no caminho você seja produtivo no trabalho.

O sistema, desenvolvido pela Universidade, utiliza pequenas câmeras e lasers instalados no corpo do automóvel, tudo se conecta mais tarde em um computador dentro do veículo. O iPad se transforma no controlador do sistema e é posicionado no painel do carro.




"A experiência completa do usuário é proporcionada por um iPad, que rapidamente ajuda o usuário a selecionar os passos adequados para introduzir autonomia. Quando for seguro fazê-lo, o sistema oferece ao condutor entrar em modo de direção automática.

O vídeo acima ilustra o processo, a qualquer momento o motorista pode tomar as rédeas novamente e conduzir o carro simplesmente apertando o freio – funciona exatamente igual ao sistema de ‘cruzeiro’ dos veículos atuais – sempre que o veículo avistar um obstáculo o carro reduz a velocidade e desvia, tudo de forma muito natural.

São três computadores de bordo, o iPad, o LLC (Low Level Controller) e o MVC (Main Vehicle Computer). É o iPad o responsável pela interface e exige constante atenção do LLC. Se algum dos equipamentos não está funcionando de acordo, o motorista não será capaz de iniciar o modo de condução automática.

Se em algum momento surgir algum problema durante a condução automática, o motorista humano é alertado para tomar o controle, se o humano não o fizer o carro será imediatamente freado até parar completamente."

O carro é baseado num modelo modificado do Nissan Leaf, que é movido por eletricidade, quando o automóvel está por ficar sem bateria você precisará conectá-lo em um posto de gasolina adequado. Evidente encontrar um não seria tão difícil quando você tem um sistema de condução automático tão capaz como este.

A Universidade de Oxford destaca, podemos imaginar um tempo em que todos os carros possam ser controlados automaticamente, por um período de tempo. Isso é o que necessitamos para o uso diário. Um futuro sem congestionamentos e acidentes, quando estes carros possam se comunicar de forma segura também com os outros usuários das rodovias.

Talvez essa possibilidade acabou de se tornar mais próxima.

FONTE: http://www.imore.com
Visualizações: 379 | Adicionado por : CGadgets | Tags: Nissan, apple, iPad | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar