CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Abril » 23 » Windows 8.1 deverá trazer botão Iniciar de volta
9:48 PM
Windows 8.1 deverá trazer botão Iniciar de volta


São Paulo - A próxima versão do Windows 8, conhecida como Windows Blue, deve ser liberada no segundo semestre. Ela deve trazer de volta o botão Iniciar, além de permitir que os computadores abram diretamente a área de trabalho tradicional ao serem ligados.

A ausência do botão Iniciar – e do menu associado a ele – é uma das principais reclamações dos usuários do Windows 8. Rumores sobre a volta do botão vêm circulando há alguns dias. Hoje, o noticiário The Verge diz ter confirmado isso com uma fonte familiarizada com os planos da Microsoft.

O botão deverá ter o desenho do logotipo do Windows 8. A má notícia é que, segundo The Verge, não haverá menu Iniciar. Ao que parece, o botão vai levar o usuário à tela inicial, ou seja, à interface nova do Windows 8.

A partida no computador já na interface tradicional deve ser uma opção de configuração do sistema. O modo padrão vai continuar sendo a partida na interface moderna (como a Microsoft gosta de chamá-la) ou Metro (como também ficou conhecida). Mas quem preferir poderá mudar isso.

A Microsoft privilegiou os tablets ao projetar o Windows 8. Inspirada no Windows Phone, a interface Metro é boa para telas sensíveis ao toque. Mas não é tão prática num PC com teclado e mouse. Para muitos usuários, o ideal seria a empresa oferecer dois modos de operação no Windows: tablet e PC.

O primeiro levaria à interface Metro. O segundo faria o computador dar a partida na interface tradicional – com o menu Iniciar, é claro. Mas isso não deve acontecer, já que a Microsoft tende a forçar uma migração gradual para o ambiente novo.

Ela pode até fazer alguma concessão aos usuários, mas vai encontrar uma maneira de obrigá-los a visitar a tela inicial em alguns momentos. Por enquanto, para quem usa um PC, é inviável trabalhar apenas na interface Metro. Muitos aplicativos e componentes do Windows só funcionam no desktop tradicional.

As vendas de PCs despencaram 14%  quando se compara o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. Um executivo da Samsung chegou a acusar o Windows 8 de prejudicar as vendas. Para ele, as críticas ao sistema foram tão negativas que deixaram o consumidor sem vontade de comprar um novo PC.

Mas há outros motivos, é claro. Quem tem um notebook com dois anos de uso tem poucos motivos para trocá-lo por um novo. Os consumidores preferem investir em novos tablets e smartphones. Diferentemente do PC, que é um produto maduro, esses dispositivos móveis evoluem velozmente, estimulando trocas mais frequentes.

Nessa situação, é natural que a Microsoft lute para conquistar uma parcela maior do mercado tablets. Por enquanto, a participação do Windows nesse mercado é de apenas 4,7%, segundo o IDC.

Só saberemos com mais certeza se o botão Iniciar vai mesmo voltar em junho ou julho. Até lá, espera-se que vaze alguma versão mais madura do Windows Blue ou que a Microsoft libere uma versão beta do sistema para o público.

Fonte www.info.abril.com.br


Visualizações: 349 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar