CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Julho » 25 » Google ressuscita Nexus Q com Chromecast
1:06 PM
Google ressuscita Nexus Q com Chromecast
Chrome-cast

Para quem não se lembra, o Nexus Q era uma central de mídia que fazia streaming de música e vídeo a partir do Google Play e do YouTube. Apesar de ser um dos gadgets mais adoráveis que o Google já produziu, sua biblioteca de conteúdo extremamente limitada e o preço de 299 dólares barraram qualquer possibilidade de sucesso e ele foi logo descontinuado. Seu espírito sobreviveu, contudo, e acaba de ganhar um novo corpo com o Chromecast, um aparelho que soluciona os dois problemas citados acima.

O Chromecast é um pequeno computador que roda Chrome OS e se conecta a qualquer TV com HDMI. Superficialmente, ele é muito parecido com as dezenas de PCs Android em forma de pendrive que já existem no mercado. No entanto, em vez de reproduzir conteúdo local na TV, ele apenas faz streaming, exatamente como o Nexus Q.

A parte mais interessante dessa abordagem é que o Chromecast interage diretamente com a fonte do conteúdo através de uma rede Wi-Fi. Um smartphone, por exemplo, pode dar início a um vídeo na TV e depois ser bloqueado ou utilizado para qualquer outro fim sem que a reprodução seja afetada.

Para não cair na mesma armadilha duas vezes, o Google ampliou a lista de serviços e aparelhos com os quais o Chromecast pode operar. Além do Google Play e do YouTube, ele também recebe conteúdo do Netflix e do Pandora. Da mesma forma, sua compatibilidade não se limita a aparelhos que rodam Android: as versões do Chrome para Windows e Mac OS também poderão enviar conteúdo, assim como os aplicativos de YouTube e Netflix do iOS.

Como o HDMI do Chromecast suporta CEC, o aparelho que der início ao vídeo ou à música pode controlar sua reprodução e até desligar a TV. Esse tipo de controle é possível até mesmo a partir do Chrome comum de desktop.

O segundo erro fatal competido pelo Nexus Q está longe de ser um problema para o Chromecast. O aparelho será vendido por apenas 35 dólares na Google Play Store. Por enquanto, a distribuição acontece apenas nos Estados Unidos, mas o Google pretende ampliar a oferta em breve.

Visualizações: 419 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar