CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Maio » 26 » Nasa investe em criação de impressora 3D de pizza
8:32 PM
Nasa investe em criação de impressora 3D de pizza

São Paulo - A Nasa, agência espacial americana, investiu 125 mil dólares em um projeto para a criação de um protótipo de uma impressora 3D de comida. Se der certo, a máquina poderá criar alimentos para astronautas em longas viagens espaciais.

O criador do projeto é o engenheiro mecânico Anjan Contractor, da Systems & Materials Research Corporation (Corporação de pesquisa em sistemas e materiais, em tradução livre). A preocupação da Nasa é importante, caso queira avançar na exploração espacial. Isso porque um dos maiores problemas de longas viagens especiais é o armazenamento de alimentos. Embalagens individuais ocupam espaço e a comida estraga rapidamente.

Mas, segundo o portal de notícias Quartz, Contractor não pretende que sua criação se limite apenas a imprimir comida para astronautas. O software da impressora será aberto e o hardware baseado no código-fonte livre da impressora 3D RepRap Mendel. Isso ajudaria, por exemplo, a solucionar a escassez de alimentos no mundo, além de reduzir a quantidade de resíduos ao preparar a refeição.

A impressora usará cartuchos com materiais biológicos, óleos, carboidratos e proteínas em pó para fabricar a comida. A combinação desses cartuchos permitirá que a máquina imprima camada por camada, até que os alimentos ganhem forma. Cada cartucho poderá ter uma validade de 30 anos, o que será útil em viagens espaciais de longa distância.

Contractor já provou que o sistema funciona para a impressão de chocolate. O próximo passo será tentar imprimir uma pizza. Nesse caso, a impressora criará uma primeira camada de massa e depois o molho, com uma mistura de tomate em pó, água e óleo. A cobertura será uma camada de proteína, garantindo que não falte nenhuma fonte de nutriente nos alimentos.

Leia mais: Conheça o cardápio do futuro

Pizza foi a comida escolhida para o protótipo porque esse tipo de comida é criado com várias camadas diferentes de alimentos, o que facilita a disposição dos ingredientes durante a montagem. Mas é provável que outras refeições também sejam fabricadas com as impressoras 3D no futuro.

Vale lembrar que a Nasa não é a primeira a investir na criação de uma impressora capaz de imprimir comida. Andras Forgacs, CEO da startup Modern Meadow, captou 350 mil dólares para desenvolver uma impressora 3D capaz de criar carne artificial a partir de células animais. O dinheiro do investimento vem da Thiel Foundation, empresa do multimilionário Peter Thiel, cofundador do sistema de pagamentos online PayPal. Mas este projeto ainda não tem data de lançamento.

Assista ao vídeo em que Contractor mostra a impressão 3D de chocolate:



Fonte: http://www.info.abril.com.br
Visualizações: 390 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar