CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2014 » Fevereiro » 27 » Nvidia une o melhor da Titan e da 780 Ti na nova Titan Black
9:05 PM
Nvidia une o melhor da Titan e da 780 Ti na nova Titan Black
titan black

Por um lado, a GTX Titan é uma alternativa excelente à Nvidia Quadro para aplicações profissionais que usam o OpenCL ou o CUDA. Por outro, a GTX 780 Ti é uma das placas mais rápidas para renderizar gráficos de games. A Titan Black, que acaba de ser lançada, é o que acontece quando as duas se misturam. Estamos falando de uma GPU que contém 6 GB de GDDR5 rodando a 7 GHz,  2880 núcleos de processamento geral e quase um transistor para cada ser humano vivo no planeta (7,1 bilhões).

Clock e quantidade de memória gráfica são as principais novidades. A frequência da GDDR5 aumentou de 6 GHz para 7 GHz em comparação com a Titan original. Já sua quantidade dobrou de tamanho em relação aos 3 GB da GTX 780 Ti. Como esta última, a Black implementa as especificações completas da arquitetura Kepler GK110, algo que não acontecia na primeira Titan. Isso quer dizer que ela possui os já mencionados 2880 stream processors, além de 240 unidades de processamento dedicadas a texturas e 48 unidades de renderização para finalizar o pipeline gráfico.

Poder habilitar o ubersampling no The Witcher 2 ou o TressFX no Tomb Raider já é um recurso bem legal, mas, para quem está pensando em aplicações mais sérias, a Black também não decepciona. Além da memória extra, ela oferece um desempenho incrível em cálculos de ponto flutuante com precisão dupla. Enquanto a GTX 780 Ti perdia quase 96% da sua performance em operações FP64, a Titan Black promete uma redução de apenas 2/3 do desempenho em relação aos pontos flutuantes escritos em 32 bits.

Claro, como a arquitetura é a mesma e a frequência base da placa não avançou muito em relação à GTX 780 Ti (889 MHz contras 875 MHz), a diferença de performance entre ambas para os gamers será mínima. O diferencial é que a Black é uma placa extramente rápida tanto para jogos quanto para aplicações profissionais. Também é interessante notar como a Nvidia tem conseguido aumentar a performance sem aumentar o TDP de 250 W (que já é bem alto). A GPU chegará nos EUA por 999 dólares.

Visualizações: 290 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar