CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Abril » 2 » O coração dos smartphones
5:28 PM
O coração dos smartphones


O processador, parte mais importante do celular, fica dentro dele e você não pode vê-lo. Saiba aqui para que ele serve e que benefícios oferece aos usuários
São Paulo - Muita gente nem desconfia, mas smartphones, celulares, tablets e dispositivos móveis em geral têm no seu interior um componente fundamental para sua operação: um microprocessador.

Semelhante ao chip de notebooks e desktops, essa pequena pastilha de silício é responsável por todas as funcionalidades oferecidas pelo aparelho, como acesso a internet, vídeos, músicas, fotos ou games. Invisíveis aos olhos, já que ficam dentro do aparelho, os processadores fazem diferença na usabilidade do dispositivo e influenciam sua eficiência. Quanto mais potente e avançado o processador, mais rápido o processamento das informações e melhor o desempenho do smartphone.

A família de processadores Snapdragon, da fabricante norte-americana Qualcomm, líder mundial em tecnologias móveis de última geração, oferece uma combinação sem precedentes de desempenho em processamento e consumo de energia para dispositivos móveis inteligentes.

A plataforma se destaca por ser a primeira a integrar 11 importantes sistemas em um único microprocessador, entre eles o modem 3G/4G, o GPS, o processador gráfico (GPU) e as unidades centrais de processamento (CPUs). A existência desses componentes em um único chip reduz o gasto de energia do celular e eleva seu poder de processamento.

Com  consumo energético otimizado, a bateria dos aparelhos que usam Snapdragon dura mais, exigindo menos recargas. Assim o usuário pode ver filmes em alta resolução, jogar seus games favoritos, trocar mensagens com os amigos e manter-se conectado por mais tempo sem correr o risco de a bateria acabar. O modelo mais recente da plataforma, Snapdragon 800, tem poder de processamento semelhante ao dos chips de computadores pessoais.

s

Manteiga derretida – Outra característica dos smartphones equipados com o processador da Qualcomm é que eles esquentam muito menos do que aparelhos que usam outros chips. A empresa realizou um teste com o modelo Snapdragon S4 e dois outros processadores muito utilizados em celulares para checar a eficiência energética e o comportamento térmico dos aparelhos – quanto mais eficiente energeticamente é o chip, menos energia elétrica é dissipada e menor é o aquecimento do smartphone. Durante o teste, uma barra de manteiga foi colocada sobre os três aparelhos.

Ao final do teste, a manteiga posicionada sobre o smartphone equipado com Snapdragon estava praticamente intacta, enquanto a barra dos outros dois aparelhos havia derretido quase completamente.

Fonte: http://www.info.abril.com.br
Visualizações: 387 | Adicionado por : CGadgets | Tags: qualcomm snapdragon, Processador | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar