CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Setembro » 30 » Valve lança gamepad compatível com toda a biblioteca do Steam
2:31 PM
Valve lança gamepad compatível com toda a biblioteca do Steam
steamcontroller

Para finalizar uma semana de grandes novidades, a Valve preparou o Steam Controler. Trata-se de um gamepad projetado para funcionar com todos os jogos vendidos pelo Steam, incluindo os que suportam apenas o mouse ou o teclado.

O controle utiliza um formato e um layout de botões incomuns. Em vez de adotar a já clássica dupla de joysticks, a Valve instalou dois trackpads e uma tela sensível ao toque na parte superior da face. Há um botão interno para cada um desses três componentes. Outro aspecto tradicional dos gamepads que não aparece no Steam Controller são os quatro botões de face. Em seu lugar, existem sete botões dispostos simetricamente. Aparentemente, os gatilhos e os botões de ombro são os únicos controles convencionais que a Valve decidiu manter.

É natural que qualquer jogador de RTS, por exemplo, sinta-se cético quanto à possibilidade de um gamepad substituir um mouse. Para tentar eliminar essa preocupação, a Valve implementou um sistema um sistema de resposta háptica baseado em atuadores lineares. Na prática isso quer dizer que os tackpads reagem aos comandos com uma ampla gama de vibrações que servem de referência para o movimento dos dedos.

Como existe uma imensa variedade de esquemas de controle para jogos de PC, a tela sensível ao toque do controle é capaz de assumir uma série de funções diferentes. Outra característica interessante dessa tela é que seus controles são espelhados sobre a interface do game para que a atenção jogador não se divida entre a TV e o controle. O Steam Controller também foi preparado para se apresentar como teclado e mouse para os jogos que não têm suporte a gamepad. Veja o exemplo abaixo com o esquema de controle para o Portal 2:

controller_bindings

Seguindo a tendência de abertura dos dois últimos produtos anunciados pela Valve, o Steam Controller adota uma filosofia de design acessível, que permite todo tipo de modificação física.

Por enquanto, não há planos para a data de lançamento ou para a política de preço. O controle faz parte do mesmo programa de beta das Steam Machines anunciadas anteontem. Acesse o site para participar.

Visualizações: 337 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar