CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Março » 20 » 10 dicas de segurança pra quem usa iPad
2:54 PM
10 dicas de segurança pra quem usa iPad
http://cdn.pocket-lint.com/images/J6qh/apple-ipad-mini-preview-0.jpg?20121023-192801

Segurança é um assunto que sempre está em vigor, afinal, ninguém gostaria de ter seus dispositivos roubados ou seus dados sendo acessados sem consentimento. Pensando nisso, decidir escrever um post com dez dicas muito importantes para você que se preocupa não só com a saúde do software, quando também proteger-se contra roubos ou danos físicos ao iPad ou iPhone em razão de qualquer descuido.

No post, conto a vocês como configurar senhas para bloquear acesso a conteúdos, como transportar o iPad de forma dissimulada, proteger o tablet de possíveis quedas e muito mais.

Se preocupa em cuidar bem de seu dispositivo? Acompanhe!

1. Configure o Buscar iPhone / iPad
Nos dias de hoje não podemos dar bobeira, sempre há alguém querendo tirar proveito de tudo, está cada vez mais perigoso sair na rua sem que nos sintamos coagidos ou sem estar apreensivo.

O fato é que todos os dias sabemos de alguém que teve seu iPad ou iPhone roubado nesse mundo a fora, no Brasil é ainda mais comum, pela alta diferença social que temos em nossas terras.

A Apple pensando nisso desenvolveu um sistema chamado Buscar iPhone / iPad, ele não é perfeito, mas ajuda se você agir rapidamente.
Primeiro de tudo deverá configurar o serviço seguindo o tutorial abaixo:

Como rastrear um iPhone ou iPad via GPS
Logo, a melhor forma é agir rápido em caso de furto, avisando a policia e informando que seu aparelho está configurado com um rastreio via GPS. Você pode pensar que isso é coisa de cinema, mas já recebi inúmeros relatos de pessoas que recuperaram seus aparelhos com esse sistema. É melhor prevenir configurando agora!

2. Utilize os comandos a distância do fone de ouvido
Essa dica é muito simples mas certa, você deverá expor seu aparelho o menos possível. Se utiliza uma mochila, deixe o aparelho guardado nos meios de transporte público, é perigoso expor um dispositivo tão desejado e valioso como o iPad ou iPhone.

O fone de ouvido que acompanha os aparelhos possui comandos a distância, você poderá escutar música ou até atender chamadas (no caso do iPhone) utilizando estes comandos, leia:

Aprenda a utilizar os comandos a distância dos fones de ouvido da Apple
Sei que para o iPad a dica não é tão útil pois você não recebe ligações nele, porém, se estiver escutando música poderá passar para frente, voltar atrás, aumentar volume, etc. tudo sem precisar tirar seu dispositivo da mochila!

3. Evite senhas fáceis
Essa dica é bastante óbvia mas você mesmo poderá fazer memória e lembrar quantas vezes já usou senhas como 1234, ou 1010, etc. em seus aparelhos.

Lembrou? Sim, todos nós já fizemos isto, mas desta forma deixamos nossos eletrônicos totalmente vulneráveis.
No post "Evite estas senhas no iPad e no iPhone” explico como aumentar a segurança das senhas do iOS usando combinações complexas.

Recomendo a leitura pois configurar uma boa senha hoje pode impedir que seus dados sejam acessados amanhã!

4. Bloqueie o Modo Retrato no iPad
O iPad possui uma função muito interessante chamada Modo Porta Retrato, que funciona basicamente como um porta retrato digital comum, com o charme do iPad e todas as fotos que você tem dentro dele, ideal para deixar na sala quando recebe visita.

Mas você já se deu conta de que mesmo com senha qualquer pessoa pode ver suas fotos dessa forma?

Seja seu parente ou amigo, sua intimidade pode ser exposta rapidamente e o estrago pode ser grande, melhor proteger suas fotos cancelando essa funcionalidade:

Falha de segurança deixa suas fotos expostas no iPad
Alguns dirão que esta não é uma falha em si, mas sim uma função, porém no meu ponto de vista dita função deveria vir desativada. As fotos não deveriam estar expostas de fábrica!
5. Configure o iCloud
O iCloud é o serviço de armazenamento na nuvem da Apple, acredito ser de grande importância a configuração dele pois ele lhe dá a tranquilidade de manter uma cópia de segurança sempre à mão.

Imagine que você tenha seu dispositivo subtraído, para muitos a perda material é grande, mas para outros a perda que realmente será grande é a dos dados ali armazenados.
Saiba que mantendo o iCloud ativado e as cópias de segurança em dia você poderá recuperar toda aquela informação importante com somente utilizar sua conta num novo dispositivo Apple. O bem material vai, mas seu trabalho, seus dados sigilosos e importantes podem ser recuperados sem maior dificuldade!

Aprenda a configurar seu iCloud com este simples passo-a-passo.
6. Transporte usando um acessório seguro
Essa é uma dica extra, há um tempo recebi para análise um acessório muito bacana. Trata-se de um colete para iPad que o esconde de baixo do blaizer, casaco ou qualquer roupa de inverno que você estiver usando.

Esse acessório chama-se Holster-Pad e foi criado por uma empresa brasileira, dê uma olhada:

Conheça o Holster-Pad um acessório bacana para transportar o iPad consigo
O Holster-Pad é um acessório interessante, mas é somente uma sugestão, você poderá escolher transporta-lo em sua mochila, sem dar na vista, ou usar uma capa com aparência de agenda, que não mostre tanto o aparelho que você transporta:

Capa estilo agenda de couro | Capa estilo agenda de couro com teclado

7. Proteja suas fotos e vídeos privados com senha
Embora o iOS não permita que você insira uma senha para suas fotos e vídeos, é possível conseguir essa importante funcionalidade utilizando algum aplicativo dedicado ao assunto.

Manter suas fotos privadas de forma segura é muito importante, no post a seguir demonstro um aplicativo que inclusive permite inserir duas senhas, uma para você com acesso ao conteúdo e outra para "pessoa curiosa” que insiste em que você abra a galeria. Essa segunda senha mostra um conteúdo extra, seguro, sem que você se complique!

Conheça o aplicativo que permite proteger suas fotos e vídeos com senha!
8. Mantenha o iPad sempre atualizado
Manter o iPad sempre atualizado é a dica mais básica de todas, não há motivo para que você não acompanhe o avanço da tecnologia, a Apple sempre lança novas funções que melhorarão ainda mais seu dispositivo.

Muitas pessoas tem medo de bugs, eles existem mas saiba que a Apple está sempre preocupada em melhorar o sistema, quando o sistema infelizmente é lançado com um bug crítico a empresa atua muito rapidamente lançando uma correção.

Para os usuários do Jailbreak, uma pena, manter o iPad desatualizado para manter o desbloqueio é na minha opinião um desperdiço. Se não quiser perder o desbloqueio aguarde, mas assim que a nova versão dele sair, faça-o rapidamente.

Atualizar o iPad é muito fácil, se você já possui a versão iOS 5 ou superior poderá fazê-lo diretamente nos Ajustes de seu iPad. Abra os Ajustes, vá em Geral > Atualização de Software.
Se seu iPad ainda não tem essa função deverá conectá-lo em seu computador utilizando o cabo USB, abra o iTunes, selecione o iPad na lista de dispositivos e então clique no lado direito em Atualizar. Aguarde o processo que pode demorar algumas horas.

9. Proteja suas informações ao emprestar seu iPad
Quem nunca sofreu com algum amigo, parente, sobrinho, etc. pedindo para usar seu iPad? Eu sofro constantemente e não gosto nenhum pouco, mas tem vezes que você não consegue, ou não pode dizer não. ??

Nestes casos é melhor preparar o iPad para que a pessoa tenha acesso ao menor número de informações pessoais que você possa ter no tablet, no post abaixo ensino como bloquear funções, proteger informações e emprestar o iPad sem arrependimentos:

Aprenda a proteger seu iPad quando o empresta para terceiros
10. Proteja seu iPad contra vírus
Uma das maiores preocupações dos usuários é o assunto vírus, no entanto se você é um usuário comum não deverá se preocupar muito com este assunto. A Apple é muito cuidadosa em relação a segurança dos dispositivos iOS, a preocupação é tanta que inclusive o sistema é considerado muito fechado.

Porém, não existe sistema a prova de balas quando se fala em informática, minha recomendação é manter-se longe do "desbloqueio”, conhecido como Jailbreak.
O Jailbreak resume-se em desbloquear o iPad ou iPhone para possibilitar a instalação de aplicativos e modificações do sistema não aprovados pela Apple, modificações estas que podem conter qualquer código malicioso.

Veja bem, não estou dizendo que o Jailbreak é um vírus, somente que ao você desbloquear o aparelho fica exposto a qualquer abuso por parte de programadores que lançam aplicativos maliciosos na loja alternativa.

Não realizar Jailbreak no aparelho reduz quase a zero a possibilidade de seu iPad estar exposto.

Leia: É necessário utilizar Anti-Vírus no iPad e no iPhone?

Considerações Finais
Bom pessoal, acredito que com estas 10 dicas vocês poderão ter seus dispositivos muito mais seguros e preparados para serem usados e abusados, afinal, ninguém comprou o iPad para usar pouco não é mesmo??

Mais posts sobre segurança e privacidade no iPad:

Vídeo: Falha de configuração deixa suas fotos expostas no iPad, proteja-se agora!
Privacidade: Esconda suas fotos e vídeos secretas no iPad
Aumente sua privacidade no iMessage do iPad e iPhone
Segurança: Conheça o serviço Buscar iPad, um dia você poderá precisar dele
Perca o medo, existe muita gente má nesse mundo, mas com os cuidados acima você poderá tirar 100% proveito de seu investimento, não deixe de configurar o rastreio que é muito importante e de deixar seu comentário contando como você cuida da segurança de seu tablet!

Tutorial por: www.ipaddicas.com

Visualizações: 402 | Adicionado por : CGadgets | Tags: iPad, dicas | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar