CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Agosto » 12 » Como medir a velocidade do vento com seu smartphone
9:33 AM
Como medir a velocidade do vento com seu smartphone
Medidor Vaavud no Apple

A resposta para esta pergunta veio da empresa Vaavud. Ela construiu um anemômetro analógico que vai acoplado no smartphone. Para alegria dos praticantes de Kitesurf, velejadores, golfistas, pilotos ou mesmo os entusiastas de Flugtag, o dispositivo é fácil de transportar e usar.

Com escala variando de 2 a 25 metros por segundo o medidor de velocidade do vento não tem eletrônica embutida. Ele usa um engenhoso mecanismo de imãs fixados no eixo de duas conchas de borracha que provocam perturbações magnéticas no acelerômetro do smartphone. E este via aplicativo faz a tradução para velocidade. Como o acelerômetro geralmente é bem preciso, a resolução deste mecanismo é de 0,1 m/s, com grau de incerteza de mais ou menos 0,25 m/s.

Vaavud_measure

A versões do aplicativo para iOS e Android e é possível mudar a unidade de medida para nós, km/h e mph. Infelizmente o número de aparelhos compatíveis é limitado, já que ele requer calibração. São somente os aparelhos: Apple iPhone 4, 4S e 5, Apple iPad 2, 3, 4 e mini e Samsung Galaxy S2, S3 e S4.

O Vaavud é projeto de três dinamarqueses que praticam KiteSurf, foi inicialmente financiado através de campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter. Agora, pelo site oficial é possível encomendar um por cerca de 142 reais, sem contabilizar impostos e despesas de envio. Um anemômetro tradicional pode variar de 60 até 2.500 reais, dependendo da precisão.

Visualizações: 496 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar