CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Agosto » 23 » Zeus é uma multifuncional 3D com um toque open source
5:14 PM
Zeus é uma multifuncional 3D com um toque open source
ZEUS

Os deuses gregos são famosos por sua forma mutante. Zeus, particularmente, gostava de se disfarçar para interagir com os mortais, sempre com as intenções mais nefastas. Portanto, creio que ele não ressente a AIO Robotics por ter consagrado sua última impressora 3D em seu nome. A Zeus imprime, escaneia e transmite modelos 3D por fax, tudo sem precisar da ajuda de um PC.

Estamos falando de uma verdadeira multifuncional 3D, que integra as funções de scanner e impressora no mesmo corpo. Por enquanto, ela utiliza apenas uma cabeça extrusora, mas a AIO Robotics planeja lançar outro modelo com duas cabeças. A empresa também promete uma resolução de pelo menos 100 microns.

A função de scanner é cumprida por uma combinação de câmera HD com um laser. Ambos percorrem o objeto a ser digitalizado conforme este é rotacionado por uma mesa giratória de 30 cm de diâmetro. Os dados coletados são, então, enviados para os computadores da AIO Robotics, onde o processamento do modelo é efetuado. Há planos para lançar um outro modelo da Zeus que poderia fazer o processamento dos modelos localmente, mas este custaria mais caro. Fora essa questão do processamento remoto, a máquina opera de maneira independente graças a um processador ARM.

Outro ponto interessante é que todos os componentes envolvidos diretamente no aquecimento do plástico para extrusão são feitos com um alumínio preparado especialmente para resistir às altas temperaturas. Dessa forma, os tubos de condução do plástico não sofrem tanto com deformações que poderiam, com o tempo, prejudicar a qualidade de impressão.

Talvez a parte mais legal da Zeus seja o fato de que a AIO Robotics vai disponibilizar um SDK que confere acesso a todos os motores e sensores da máquina. A empresa também publicará alguns esquemáticos do hardware, o que abre a possibilidade para modificações.

A Zeus será anunciada oficialmente no Kickstarter no próximo dia 4 de Setembro e ainda não foram divulgados detalhes sobre o seu preço. Em uma série de posts no fórum da RepRap, um representante da AIO Robotics afirmou que eles esperam lançar a impressora por menos do que o preço combinado de uma Replicator e de um Digitizer: uma soma total de 3,600 reais (cerca de 8,820 reais).

Visualizações: 365 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar