CoolGadgets

Bem-vindo ao mundo dos gadgets!
Início » 2013 » Dezembro » 11 » Qualcomm anuncia seu primeiro processador 64 bits
3:32 PM
Qualcomm anuncia seu primeiro processador 64 bits
snapdragon

Apenas 3 meses depois que a Apple introduziu o Cyclone, a Qualcomm já está planejando o lançamento de seu próprio SoC com núcleos de 64 bits. O MSM8916 (Snapdragon 410) começará a ser distribuído para os fabricantes de smartphones na primeira metade de 2014, mas os aparelhos só devem chegar ao mercado no segundo semestre do mesmo ano.

Infelizmente, não estamos falando de um Krait de alto desempenho para competir diretamente com a microarquitetura da Apple. O MSM8916 vai usar núcleos projetados pela ARM: quatro Cortex A53 operando com clock de 1,2 GHz a 1,4 GHz. Trata-se de um quarteto de núcleos modestos, cujas principais características são o preço baixo e a alta eficiência energética. Eles trabalharão com um canal de memória LPDDR2/LPDDR3 de 64 bits. No entanto, considerando que esses telefones provavelmente serão modelos mais econômicos, é difícil imaginar que eles terão RAM suficiente para produzir uma melhora perceptível na velocidade do gerenciamento de memória.

Como no caso do iPhone 5s, o fato mais interessante dessa história é que esse novo SoC adotará as instruções ARMv8, que são o resultado de anos de experiência da ARM no mercado de smartphone e tablet. Resumindo, o novo chip apresentará um desempenho significativamente superior mesmo que a interface de memória mais larga não contribua tanto para o resultado final.

Obviamente, nada disso importa se não existirem sistemas operacionais que suportem as novas instruções para controlar o chip. Isso não é um grande problema para o Android, que usa o kernel Linux. Como o Windows Phone usa o Windows NT, é provável que o mesmo possa ser dito a seu respeito. Claro, ambos precisariam de algum tempo de adaptação, mas não se trata de nada muito drástico.

Colocando a CPU de lado, o MSM8916 também utilizará uma GPU Adreno 306 e um modem integrado com suporte a LTE Cat 4. Esse último componente é um dos mais importantes do SoC. Graças a ele, telefones mais modestos terão acesso ao que há de mais moderno nas redes de celular. Ironicamente, o iPhone 5S não possui esse recurso.

Visualizações: 354 | Adicionado por : CGadgets | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar